10 Obras para VocĂȘ Conhecer Chopin
- Rafael Torres
- 10 de set. de 2022
- 9 min de leitura
Atualizado: 8 de dez. de 2024
Esse formato Ă© interessante para quem nĂŁo tem um repertĂłrio muito grande. Vou falar de algumas das principais obras do compositor polonĂȘs Fryderyk Franciszek Chopin (1810-1849) ou FrĂ©dĂ©ric François Chopin, tradução que adotou quando se mudou para Paris.
Chopin viveu pouco, chegou aos 39 anos, e sempre teve a saĂșde muito frĂĄgil. Sofria com tuberculose. Ele elevou o piano a um status antes inimaginado. Se Beethoven transformara o instrumento no veĂculo para as mais profundas expressĂ”es, Chopin (e Liszt e Schumann) o daria recursos para que sua tĂ©cnica fosse explorada ao mĂĄximo.
Resume-se quase integralmente ao piano solo, a obra de Chopin. Além disso, temos peças com piano: os dois Concertos para Piano e Orquestra, outras obras concertantes para piano e orquestra, a Sonata para Violoncelo e Piano e pouco mais. Mas é uma obra respeitåvel e absolutamente encantadora.
A obra canĂŽnica do compositor Ă© a seguinte (onde nĂŁo for especificado, Ă© para piano solo):
2 Concertos para Piano e Orquestra
4 Impromptus (o nome significa Improvisos, mas era mĂșsica anotada)
3 Sonatas
19 CançÔes Polonesas, para voz e piano
58 Mazurkas
21 Noturnos
23 Polonaises
19 Valsas
1 Sonata para Piano e Violoncelo
1 Trio para Piano, Violino e Violoncelo
Algumas obras avulsas
Veja 10 obras que o farĂŁo se encantar por Chopin.


I. Concerto para Piano e Orquestra NÂș 1, em Mi Menor, Op. 11 (1830)
Um jovem mĂșsico promissor se despede de seu paĂs para ganhar a Europa ocidental. Para a despedida, ele compĂ”e dois Concertos para Piano. Os dois poderiam ser citados aqui, mas vamos nos ater a um sĂł. O primeiro, mais dramĂĄtico e romĂąntico. Seu primeiro movimento Ă© de uma beleza trĂĄgica singular. JĂĄ o segundo movimento, Ă© de uma paz quase libertadora. O finale tem ritmos e sĂncopes bem polonesas.
O Primeiro Concerto foi escrito depois do Segundo, mas publicado antes, por isso ficou com o nĂșmero 1.
Ouça-o abaixo, na interpretação de Martha Argerich (piano), com a Orquestra Sinfonia Varsóvia, regida por Jacek Kaspszyk.
Gravação recomendada - Nelson Freire ao piano, com a Orquestra SinfÎnica NDR, regida por Heinz Wallberg
II. Balada NÂș 1, em Sol Menor, Op. 23 (1835)
Obs. A Balada NÂș 4 tambĂ©m poderia estar aqui. Chopin compĂŽs 4 Baladas (veja aqui), que estĂŁo entre as suas obras mais adoradas. A primeira Ă© de uma melodicidade cativante, e Ă© uma peça muito poderosa. Ela aparece no filme "O Pianista", de Roman Polanski, em uma cena arrepiante em que o pianista judeu WĆadysĆaw Szpilman a toca para um oficial nazista. Com dois temas principais, que sĂŁo levados Ă s Ășltimas consequĂȘncias, Ă© uma das obras mais importantes de Chopin.
Abaixo, Seong-Jin Cho interpreta a Balada NÂș 1.
Gravação recomendada - Maurizio Pollini
III. Scherzo NÂș 2, em Si Bemol Menor, Op. 31 (1837)
Os 4 Scherzos estĂŁo entre as peças mais virtuosĂsticas e difĂceis de Chopin. Se considerarmos que os Estudos sĂŁo obras para refinar a tĂ©cnica de um pianista, os Scherzos, assim como as Baladas, partem do princĂpio de que a tĂ©cnica do pianista jĂĄ estĂĄ bem acabada.
O Scherzo NÂș 2 Ă© uma peça muito interessante, com suas perguntas e respostas (a frase inicial, em sotto voce, Ă© uma pergunta, a seguinte, em fortĂssimo, Ă© a resposta). A seção central Ă© mĂĄgica.
Gravação recomendada - Nelson Freire
IV. Sonata para Violoncelo e Piano, em Sol Menor, Op 65 (1847)
A brilhante e melancólica Sonata para Violoncelo e Piano é uma das obras mais representativas da maturidade de Chopin (lembremo-nos que ele só viveu até os 39 anos). Ele jå havia experimentado escrever para esses dois instrumentos juntos antes: uma Introdução e Polonaise Brillante e o Grand Duo Concertant.
A Sonata é brilhantemente escrita tanto para o piano quanto para o violoncelo. Mas mais do que isso, é uma peça forte, um pouco doce e amarga, repleta de melodias maravilhosas. O curto movimento lento (III. Largo) é de uma delicadeza absurda.
Gravação recomendada - Mstislav Rostropovich (violoncelo) e Martha Argerich (piano)
V. Barcarola, em FĂĄ Sustenido, Op. 60 (1846)
A Barcarola Ă© muito tocada, uma das peças mais conhecidas de Chopin. Barcarola Ă© um ritmo musical, que imita o balançar de um barco. Para isso, usa uma mĂ©trica de trĂȘs tempos (aliĂĄs, o compasso aqui Ă© 12/8, que Ă© de 4 tempos, mas tem a intenção de trĂȘs).
à uma das obras de Chopin que se baseiam em poucos acordes, alternando, não raro, entre dois. Mas ele consegue construir melodias notåveis, além de uma narrativa, que parte de um cenårio solitårio, passa para um de triunfo e depois volta ao sossego.
Abaixo, Daniil Trifonov interpreta a Barcarola.
Gravação recomendada - Arthur Rubinstein
VI. Fantasia em FĂĄ Menor, Op. 49 (1841)
Essa Fantasia, peça avulsa (Chopin nĂŁo compĂŽs outras fantasias), Ă© incrĂvel. Uma obra muito adorada pelos mĂșsicos, tem um carĂĄter de improviso, mas um muito virtuosĂstico. Dentre as peças de 1 movimento apenas, talvez seja a mais longa, podendo durar cerca de 12 minutos.
Ă uma mĂșsica ambiciosa, com uma harmonia impecĂĄvel.
Gravação recomendada - Claudio Arrau
VII. Noturno NÂș 13, em DĂł Menor, Op. 48-1 (1841)
Ă o meu Noturno favorito, e talvez o mais bem escrito. Ele se baseia todo nas notas Sol, LĂĄ bemol, Sol. 3 notinhas no contratempo. Com esse minĂșsculo material, Chopin vai construindo uma obra tĂŁo bela e atormentada, que encanta todos atĂ© hoje.
Escolhi a gravação de Alexis Weissenberg, porque, para mim, nĂŁo hĂĄ outra igual. Mas ela nĂŁo Ă© para todo mundo. No ĂĄpice da mĂșsica ele exagera no drama. Acho que, Ă s vezes, podemos nos permitir um pouco de vulgaridade. Escute tambĂ©m Claudio Arrau e Nelson Freire.
Abaixo, Weissenberg toca o Noturno.
Gravação recomendada - Alexis Weissenberg
VIII. Fantaisie-Impromptu em DĂł Sustenido Menor, Op. PĂłstumo 66 (1834)
Chopin nĂŁo gostava dessa peça. Achava uma imitação da Sonata Ao Luar, de Beethoven. Mas isso nĂŁo a impediu de ser publicada depois de sua morte, e de se tornar uma de suas mĂșsicas mais conhecidas. Eu a incluo nesta lista porque a escrita para piano Ă© simplesmente de tirar o fĂŽlego. Temos que admitir, Ă© uma peça muito bela.
Gravação recomendada - Daniil Trifonov
IX. 24 PrelĂșdios, Op. 28 (1839)
Assim como Johann Sebastian Bach, muitos anos antes, Chopin empreendeu compor 24 PrelĂșdios, um em cada tonalidade (maior e menor). SĂŁo miniaturas, alguns duram meros 30 segundos, mas abrangem uma gama de sentimentos e sensaçÔes imensa, alĂ©m de toda a tĂ©cnica pianĂstica de entĂŁo.
Pianistas ganham prĂȘmios (Grammy, Diapason DÂŽOr, Gramophone) por suas interpretaçÔes dos PrelĂșdios.
Abaixo, uma interpretação impecåvel de Yuja Wang.
Gravação recomendada - Martha Argerich
X. Sonata para Piano NÂș 2, em Si Bemol Menor, Op. 35 (1839)
TambĂ©m a Sonata NÂș 3 poderia estar aqui. Acontece que a NÂș 2 Ă© mais conhecida, especialmente pelo seu 3Âș movimento, que Ă© uma Marcha FĂșnebre, e Ă© igualmente bem acabada. Do atormentado 1Âș movimento, com melodias marteladas, passamos para um Scherzo diabĂłlico.
O terceiro movimento Ă© aquela Marcha FĂșnebre que todo mundo conhece. O que nem todo mundo conhece Ă© a beleza das suas frases internas, que trazem um alĂvio e uma calma tĂŁo esperados. O Ășltimo movimento Ă© um enigma, ninguĂ©m sabe por que Chopin escreveu uma mĂșsica tĂŁo aparentemente sem sentido. Super ligeiro e curto, dura 1 minuto e meio.
Abaixo, Yuja Wang interpreta a Sonata NÂș 2, de Chopin.
Gravação recomendada - Mitsuko Uchida
Escolha uma e insista nela. Fiz a playlist com as peças tocadas pelos pianistas recomendados. EstĂĄ no Spotify. Daqui, vocĂȘ pode extrapolar e acabar se tornando um conhecedor profundo de Chopin.
Ou, se quiser (e puder), escute abaixo:
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