• Rodrigo Vargas

Top 10 melhores faixas de rock da década de 1950.


Little Richard

Finalmente chegamos aonde tudo começou! Os anos 1950!! Quando o Country e o Rhythm and blues se encontraram e criaram o rock'n roll. Um estilo visceral, corajoso, jovem, divertido, outsider e até meio selvagem já. Mas também cheio de amor e romance. Enfim... Um banquete de sentimentos!


10 – So What (Miles Davis) – Muita gente deve se perguntar, como assim, isso é Jazz?! Justamente, toda a potência expressada livremente por esse gênio ecoa nos trabalhos mais elaborados que vieram a seguir. Miles é uma das maiores influências para a consolidação do rock.





9 – Blue Train (John Coltrane) – Essa canção é absoluta e nos coloca diretamente ligados ao que sentimos. Aquelas emoções mais guardadas aparecem aqui com força e vigor. Coltrane é mais um gênio que sustenta o futuro. Futuro que é passado para quem está lendo essa lista agora e presente para quem a ouve.




8 – Tutti Frutti (Little Richard) – Frenética e acidental. Esses adjetivos elevaram o status da música pop e abriram caminho para que os jovens da época sonhassem em ter uma banda. Deixo o resto para a imaginação de vocês.



7 – Please, Please, Please (James Brown) – Mais conhecido pelos passos rápidos, giros e deslizes de suas músicas mais agitadas, Brown era versátil e é um dos alicerces para a música moderna. A sua influencia se espalhou por todos os estilos que vieram a seguir, do rock, ao rap.



6 – Someday Somewhere (B. B. King) - Solos endiabrados e muito swing. Um dos deuses da guitarra. Essa música faz parte de seus primeiros anos e mostram um músico forjado no blues e mostrando a que veio.



5 – Johnny B. Goode (Chuck Berry) – Figura controversa. Amada por poucos, odiada por muitos mas genial nos palcos. Seus acordes são eternos! Essa música foi imortalizada de várias formas, inclusive pelo cinema. Abaixo uma das primeiras gravações deste clássico roqueiro. Também postamos aqui uma antológica versão ao vivo de 1995 no Rock'n Roll Hall of Fame mostrando toda sua energia mesmo aos 69 anos e com participação de Bruce Springsteeen!



4 – I´d Rather Go Blind (Etta James) – Se você é daqueles que gostam de Bon Jovi, Creed ou qualquer banda hard que espalha histórias de amor, ouça Etta e vai entender qual a fonte desses caras.



3 – What´d I Say (Ray Charles) – Ouça e se deixe levar. Feche os olhos! É mágico!



2 – Hound Dog (Elvis Presley) – Os gritos e desmaios começaram aqui! Se o rock se espalhou pelo planeta foi graças ao gingado e talento do rei! Abaixo selecionamos sua apresentação no famigerado no The Ed Sullivan Show!



1 – Ain´t Got No I Got Life (Nina Simone) – É o ápice de uma mente e alma inquietas e que transformou a música para sempre!


Gostou da lista? Concorda? Discorda? Comente! Em breve começaremos mais uma viagem temporal através do que há de melhor no rock brasileiro!


E que tal agora que chegamos aos anos 50 fazer a viagem de volta ao presente avançando década por década ouvindo tudo de novo até o começo da lista na década de 2010? Se curtiu a ideia a lista dos anos 60 tá na mão!




RODRIGO VARGAS é do mundo. Nasceu em Goiânia, cresceu em Brasília, estudou em Londres e está cearense. Jornalista e psicólogo, teve bandas de rock e atuou como VJ na televisão. Foi apresentador e editor de cultura da afiliada à rede Globo no Ceará. O resto é história!

1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo