• Rodrigo Vargas

Top 10 melhores faixas de rock da década de 1980.



Continuando nossa viagem no tempo regressiva até o nascimento do rock, estamos, nesta sexta-feira, em uma das décadas mais coloridas e estravagantes da cultura pop: os anos 80!

Influenciados pela passagem do movimento punk, a popularização dos sintetizadores e uma tentativa de continuar se divertindo enquanto o mundo continuava girando sem parar, os anos 80 são polêmicos: muitos acham cafona, outros a melhor década que já existiu. Mas como tudo na vida existe sempre uma lista de top 10!


Top 10 (80´s)

10 – Never Tear Us Apart (INXS) esses australianos sabem fazer tanto músicas com batidas que não nos deixam parados como baladas românticas que ajudam a qualquer casal se apaixonar.





9 – I´ll Be There For You (Bon Jovi) Estilo texano, com botas e fivelão, Bon Jovi e cia arrebataram corações e almas pelo planeta com um hard rock country meloso.





8 – How Soon Is Now (The Smiths) Morrissey é a grande influência de personagens do rock brasileiro como Renato Russo, apesar de estarem fazendo sucesso na mesma época. Todo o requinte Indie acabou provocando na Legião uma transição importante que vinha de um espírito mais Joy Division, ou melhor, Ian Curtis.  





7 – Concrete Jungle (Bob Marley) Letrista absoluto, e com uma sensibilidade necessária para qualquer época, mas para a nossa, faz inveja e causa saudade.




6 – Dancing With Myself (Billy Idol) Quem já viu o Supla cantar sabe do impacto que é ouvir Billy Idol. Ouve aí! É uma espécie de punk/pop/indie saraivado de David Bowie.





5 – Still Loving You (Scorpions) Vocal destacado e único. Guitarras afinadas e virtuosas. A maior banda de rock da Alemanha arrasa corações ainda hoje.





4 – Let's Dance (David Bowie) Bowie é do final dos anos de 1960 mas o cara é o camaleão. A cada álbum um personagem diferente, um estilo contraditório. Essa música é quase que o marco final da sua epopeia.




3 – Wherever I May Roam (Metallica) maior banda metal da história – muitos discordam – simplesmente destroem com essa pedrada.




2 – Where The Streets Have No Name (U2) essa é uma das letras mais bonitas do rock. O U2 sempre se deixou ligado as causas humanísticas. Essa é a prova!





1 - Purple Rain (Prince) Maior de todos! Gênio!





Semana que vem nos vemos em uma década que é, sem dúvida alguma, emblemática para o rock: os lisérgicos anos 1970! Tá chegando agora e quer saber pode onde a lista já passou? Uma dica: ela começa aqui!


Quer conhecer tudo sobre rock? QUer sair da mesmice um pouco? Que tal investigar um pouco sobre o rock russo aqui?


Se quiser saber mais sobre a influência do rock na música brasileira, tem um artigo ótimo sobre esse disco do Pepeu Gomes também!







Rodrigo Vargas é do mundo. Nasceu em Goiânia, cresceu em Brasília, estudou em Londres e está cearense. Jornalista e psicólogo, teve bandas de rock e atuou como VJ na televisão. Foi apresentador e editor de cultura da afiliada à rede Globo no Ceará. O resto é história!


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo