top of page
  • Foto do escritorRodrigo Vargas

top 10 melhores faixas de rock da década de 1990.

Atualizado: 8 de dez. de 2020



Nossa viagem no tempo continua! Estamos nos anos 90, emblemáticos por causa do grunge e do surgimento de bandas com um som alternativo e que até hoje fazem sucesso numa trajetória que foi ficando cada vez mais experimental. Há quem fale que foi a última década boa de rock. Será? Parece que quanto mais voltamos para as origens nessas listas, mais polêmicas surgem. Estão preparados? Vamos lá!


Top 10 (90´s)


10 – Just (Radiohead) o grupo inglês se sente de outro mundo. Não à toa, simplesmente tenta esquecer os primeiros discos, em que as guitarras, baixo e bateria existiam. Ao fazer isso, quebram a barreira do rock e podem se chamar ou se localizar em qualquer lugar. Just é a lembrança eterna de uma mente sem passado, ou que pelo menos tenta não ter.




9 – Cigarettes & Alcohol (Oasis) O Oasis surgiu com essa marra toda de classe média baixa inglesa, que usa moletom, come peixe frito com batata e torce para o Manchester. Algumas músicas são obras primas, como esta. Vai... Wonderwall é legal!





8 – Bulls On Parade (Rage Against The Machine) O trio de músicos é perfeito e junta-se a eles o vocal funkiado e libertador do De La Rocha. O Rage foi a primeira banda americana a tocar em Cuba e durante a sua existência e mesmo depois, sempre gritou pelas minorias.





7 – Vasoline (Stone Temple Pilots) Essa é uma das melhores bandas do Grunge. Pena que seu vocalista, Weiland, sempre esteve envolvido com drogas. Condenado a não sair do seu estado de residência pela justiça americana, minou a possibilidade de vida longa do Stone Templo Pilots, de sua outra banda Velvet Revolver e talvez a própria.





6 – Burnout (Green Day) sou louco pelo Dookie! É um dos melhores álbuns dos anos 90 e me lembra o início da minha adolescência. Essa música é fodastica!





5 – Civil War (Guns N´ Roses) Guns é demais! Só quem viveu aquele febre mundial consegue dimensionar. Os caras ultrapassaram a barreira do humano. Tocaram até no filme Exterminador do Futuro. Civil War é a mais empática.





4 – Alive (Pearl Jam) O disco Ten é um dos melhores da história e qualquer uma que eu escolhesse dali representaria bem esse quarto lugar. Alive é forte e significa muito para um grupo que perdeu um de seus membros para as drogas e que viu todos os grupos periféricos perderem também.





3 – Give It Away (Red Hot Chili Peppers) Esse baixo é desgraçado de bom...kkk. O Flea é um gênio! Sou tão maluco por essas linhas de baixo que quando escuto Red Hot só consigo ouvir o cara!





2 – Man in the Box (Alice In Chains) Essa é na minha opinião a melhor banda do Grunge. Pode observar, nenhum tem os vocais afinados quanto eles. Nenhuma tem um guitarrista solo quanto eles. Nenhuma é mais Alice in Chains que eles!





1 – Breed (Nirvana) O Nirvana é genial, por isso merece estar no topo. Tudo o que representa e é. Essa música é para ouvir com a seguinte pergunta para responder: o que mudou? 




Gostou? Concordou? Não concordou? Marcou a tabelinha do bingo nas suas favoritas? Comenta aqui e deixa sua opinião! Semana que vem vamos até a década da new wave e dos pós-punk, os anos 80!


Até mais!


Gostou do texto! Comenta pra gente! Gosta de pesquisar e aprender sobre rock? Que tal ler a primeira parte de uma matéria sobre a instigante história do rock russo aqui?


Quer ver onde começa essa lista com as melhores faixas de rock de cada década? Clica aqui!





Rodrigo Vargas é do mundo. Nasceu em Goiânia, cresceu em Brasília, estudou em Londres e está cearense. Jornalista e psicólogo, teve bandas de rock e atuou como VJ na televisão. Foi apresentador e editor de cultura da afiliada à rede Globo no Ceará. O resto é história!


330 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page