top of page

Fortaleza à Tardinha

  • Foto do escritor: Rafael Torres
    Rafael Torres
  • 4 de out.
  • 17 min de leitura
Por Rafael Torres

Caso não tenha lido a parte 1 (Fortaleza de Manhãzinha), clique aqui.


Fortaleza é uma metrópole. Possui 2,4 milhões de habitantes. E cerca de 4 milhões na sua região metropolitana - que inclui Aquiraz, Caucaia, Maracanaú, Eusébio etc.


A cidade tem problemas. Analfabetismo de 5,6%; violência urbana etc. Mas um turista que venha aqui, não vai se deparar com nada disso. Assim como os moradores, por mais contraditório que possa parecer. A violência urbana se concentra, especialmente, em bairros da periferia, os quais um turista jamais irá conhecer.


Mas até os anos 90, a cidade era um inferno. Eu, a partir dos 10 anos de idade, fui assaltado umas 7 vezes. Mas, depois dos anos 2000 a situação melhorou bastante. Uma das razões é que a facção (PCC) veio para cá e, para eles, assalto não rende. Falo isso com vergonha.


ree

Acho que há um acordo tácito entre a população e os bandidos. Além do que, a Beira Mar é muito bem vigiada. Assim como qualquer ponto turístico ou "de lazer".


Mas há bairros, alguns dos quais eu nunca ouvi falar, em que dizem que você tem que entrar, de carro, com os vidros abaixados. Sob o risco de ser cravejado de balas. (Se calhar de você ter que ir a um desses bairros, o motorista avisa rapidinho).


De qualquer forma, é perfeitamente seguro pegar um metrô, um ônibus, um táxi, um Uber, qualquer coisa.


Ah, é muito quente. Imagine o inferno! Agora, aumente dez graus. E, quando não está quente, está chovendo (mais ou menos de janeiro a maio).


As chuvas são incrivelmente passageiras e intermitentes. E inteligentes. Surgem e duram por exatamente o tempo que você não quer que durem.



Nesta passagem, lidaremos com algumas informações sobre a cidade e o estado que a abriga, o Ceará. Começamos com os:


Pontos Turísticos


Carnaval Maracatu

O carnaval de Fortaleza é bem preservado e interessante. Existe o de rua, com bandinhas tocando frevo, e os cortejos de maracatu. O maracatu fortalezense é completamente diferente do pernambucano. A música é lenta e com uma batida forte (e no quarto tempo - o que eu imagino que a torne indançável). Dentre seus principais representantes estão Calé Alencar e Pingo de Fortaleza. Tem, especialmente, entre os mais velhos, uma reputação e disputas acirradíssimas.


Cortejo de Maracatu.
Cortejo de Maracatu.

Violeiros, emboladores e cantadores

A cidade é riquíssima nesse sentido. Aqui vive Geraldo Amâncio (de Cedro-CE), um dos maiores improvisadores de letra do mundo. Os cantadores são verdadeiros artistas, que improvisam as letras de seus cantos na hora, na sua frente. Você sabe disso quando, na qunta rima, ele chama o mais novo de Menina. Ou de Princesa. Pode ser um tanto incômodo: você está lá, na sua barraca, na Praia do Futuro e, de repente, chega um repentista cantando sobre o que . E, de fato, ele canta sobre você. "Vai na alma e dá um nó", como diz o alagoano Djavan, completando poema do pernambucano Manuel Bandeira.


Geraldo Amâncio, repentista, cantador, Ceará
O cantador Geraldo Amâncio.

Mercado Central

Remontando a 1809, o Mercado Central atual foi reinaugurado em 1998, sob a gestão da Prefeitura de Fortaleza. Com 5 andares (que cansam, pois, assim como o Dragão do Mar, o projeto é, digamos, o menos ruim possível), vende produtos artesanais: roupas, redes (nós, cearenses, adoramos redes), sucos feitos na hora, na sua frente etc. Não me venha falar de "preço de turista". É tudo feito a mão. E mais barato do que muitos produtos industrializados.


Mercado Central de Fortaleza
Fachada do Mercado Central de Fortaleza.


Praia do Futuro

Se você quiser ir a uma praia belíssima, de mar manso e quente, sem sair de Fortaleza, a Praia do Futuro é a melhor opção. Tem uma boa faixa de areia para caminhar, jogar futebol, tênis ou volei de praia (faixa esta, ocupada, ocasionalmente, por uma ou outra barraca de praia). O mar costuma ser calmo (claro que pode ficar bravio). As barracas têm pequenos cofres para você guardar seus pertences enquanto mergulha.


Praia do Futuro, Fortaleza, Ceará
Praia do Futuro.


Meireles

É um bairo nobilíssimo, com o metro quadrado mais caro de Fortaleza (e um dos mais caros do Brasil), por R$ 15.000 m². Em 2015, o IDH do bairro era próximo ao da Noruega. (E alguns deles, não os noruegueses, mas os daqui, pensando que teriam que aumentar o salário das empregadas, foram às ruas.) Lá fica a Av. Beira Mar, os melhores hotéis da cidade e, em breve, prédios altíssimos. Sim, os empreiteiros encontraram uma "brecha" na lei (que permite, no máximo, prédios de 35 andares): se eles pagarem alguns milhões à prefeitura, podem construir os chamados superprédios. Já há um com 50 e tantos andares. Mas é, também, no Meireles, que fica a Feirinha da Beira Mar, na minha opinião, a melhor de Fortaleza.


Edifício One Residencial, Meireles, Fortaleza, Ceará
Edifício One Residencial, no Meireles.

Mucuripe

Pertinho do Meireles, onde se encontram a Feirinha de Artesanato e a maior parte dos hotéis, fica o Mucuripe - é um bairro da orla. Dá para ir à pé, pelo calçadão da Beira Mar. Lá existe o Mercado de Peixes e existia uma comunidade de pescadores (acho que foram "relocados"). Hoje, há prédios enormes). E as velas do Mucuripe. É bom você ver a meninada jogando bola e visitar o Mercado de Peixes (que, tirando o cheiro de peixe, é maravilhoso).


Mucuripe, Fortaleza, Ceará
Vista do Mucuripe para o Meireles.


Praça Luiza Távora

A Praça Luiza Távora é muito mais que uma praça. Novamente, tentando fortalecer o mercado de produtos artesanais, possui um Centro Artesanal (você encontra, até, peças do famoso Espedito Seleiro), um vagão de trem transformado em biblioteca, voltada, especialmente, ao público infantojuvenil e à literatura cearense etc. A praça em si é uma beleza. Na última vez em que eu fui (já faz tempo), tinha um restaurante alemão, o Hofbräuhaus. Mas acho que, esse restaurante esoecífico, agora, só na Serra de Baturité, no hotel Hofbräuhaus da cidade de Mulungu. (Apesar de parecer longe, chega-se lá, de carro, em 1h30m.) Tem, também, um espetáculo com águas de fontes. E era que ficava o Palácio do Plácido.


Vagão biblioteca na praça Luiza Távora, Fortaleza
Vagão-biblioteca na praça Luiza Távora.

Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS)

Um dos melhores museus da cidade, o MIS tem exposições fixas e permanentes. No seu acervo encontram-se fotografias, livros, discos de vinil e de cera, fitas cassete e VHS, CDs e mais. O museu busca fomentar a cultura cearense, através da literatura de cordel, da música, das personalidades, das artes plásticas, do artesanato, das festas populares etc.


Museu da Imagem e do Som MIS, Fortaleza, Ceará
Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS).

Theatro José de Alencar

Tombado pelo IPHAN, o TJA é um pequeno milagre. O palco principal possui 3 andares e abriga 800 pessoas. Nos anos 90 assisti a inúmeros concertos por lá. Inclusive o Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim. Recentemente (mais ou menos), vi a OSESP, ainda regida por John Neschling. Já toquei lá, tanto no Foyer (que abriga 120 pessoas) quanto no palco principal. Mas vale mesmo a pena você fazer uma visita guiada (são 10 reais por pessoa). O teatro é em estilo eclético, com muitos elementos de Art Nouveau. O jardim, lindíssimo, foi projetado por Roberto Burle Marx. O teto, foi pintado por Ramos Cotôco. Inaugurado em 1910, fica no centro de Fortaleza, em frente à praça de mesmo nome.


Veja, abaixo (da esquerda para a direita), a fachada do TJA e seu interior.




Sobre o ensino em Fortaleza, seguem alguns rabiscos de impressões. O ensino público fundamental é gerido pela Prefeitura. O médio, pelo Governo Estadual.


Sobre o Ensino em Fortaleza


Sobre o Fundamental, não me sinto qualificado a falar. Sobre o Ensino Médio, minha esposa, Flaviana, ensina, há quase 20 anos, em uma escola - a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Johnson (que conta com uma parceria com a família estadunidense Johnson).


O ensino é qualificado, quase todos os professores têm pós-graduação, automóveis e intervalos. Os alunos variam entre os muito problemáticos (geralmente, do 1º ano, egressos de uma mal afamada escola fundamental da região) e os gênios, que passam com boas notas no ENEM, em qualquer vestibular etc.


EEMTI Johnson, Fortaleza, Ceará
Escola Estadual de Tempo Integral Johnson.

Fortaleza tem, acredite, ótimas universidades. O Ceará inteiro, aliás.


Universidades Públicas

A UFC (Universidade Federal do Ceará)


A UFC foi fundada em 1954 e é considerada a 11ª melhor do Brasil, em um apanhado da Folha de São Paulo, de 2021. Possui, também, unidades, mais recentes, em Sobral, Russas, Quixadá, Crateús e Itapajé. (Desconhecida, Crateús é uma cidade grande, com cerca de 73.000 habitantes, com 363.600 na região metropolitana. Fica há cerca de 5 horas de Fortaleza, de carro, o que provavelmente explica seu pouco reconhecimento.)


Campus do Benfica, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará
Campus do Benfica, da UFC.

Oferece dezenas de cursos, como agronomia, medicina, matemática, direito, farmácia, biologia, fisioterapia, ciências ambientais, física, odontologia, química, letras, arquitetura, música (licenciatura) etc.


Contava, em um Senso de 2015, com mais de 26.000 alunos de graduação e mais de 5.000 de pós-graduação.


Dentre seus formandos notáveis estão: os escritores Lira Neto e Socorro Acioli; os políticos Ciro Gomes, Cid Gomes, Camilo Santana e Luiziane Lins; os músicos Ednardo e Fausto Nilo; o humorista Renato Aragão (o Didi); o ator Emiliano Queiroz etc.


A UFC edita 18 periódicos científicos e tem 20 bibliotecas.


Administra, também, o Hospital Universitário Walter Cândido - HUWC (hospital público, operado pelo SUS, é o hospital que realiza o maior número de transplantes de fígado da América Latina) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (que atende gestantes e realiza o "parto humanizado", sobre o qual não entendo o suficiente - porque tem coisa mais humana do que recorrer à tecnologia quando a vida da mãe está em risco? E ela não está sempre em risco, quando grávida?). Tem 6 Clínicas Odontológicas, cada qual com 16 salas de atendimento, uma clínica de radiologia e um centro cirúrgico.


A UFC oferece cerca de 38 cursos de Mestrado (economia, ensino de física, avaliação de políticas públicas, antropologia, ciência do solo, engenharia civil, farmacologia, geologia, bioquímica, zootecnia, engenharia química, artes, educação física, filosofia, dentre outros) e 29 de Doutorado (economia, ecologia e recursos naturais, microbiologia, ciências médico-cirúrgicas, medicina translacional, farmácia, farmacologia, odontologia, geologia, bioquímica, filosofia, medicina, zootecnia, engenharia química, engenharia elétrica, engenharia de ciências materiais, biotecnologia, geografia, saúde pública, educação, história etc.).



UECE (Universidade Estadual do Ceará)


Considerada a melhor Universidade Estadual do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste, foi fundada, em Fortaleza, em 1975. E, desde então, abriu unidades em Quixadá, Itapipoca, Quixeramobim, Canindé, Aracati, Crateús, Limoeiro do Norte, Mombaça, Iguatu, Tauá, Guaiúba e Pacoti.


A UECE tem seu vestibular próprio (isto é, não adota o ENEM) e segue a política estadual de destinar metade das vagas a pessoas que se enquadram em cotas; destinando, também, 3% das vagas a portadores de deficiências.


Administra o recém-inaugurado Hospital Universitário do Ceará (um dos maiores hospitais públiicos do país) e o Hospital Veterinário do Ceará (o maior do nordeste).


Inauguração do HUC, com o presidente Lula, 19 de março de 2025
Inauguração do HUC, com o presidente Lula, 19 de março de 2025

Alguns de seus cursos são: ciências sociais, biologia, medicina, ciências da computação, física, nutrição, literatura (português, francês, espanhol, inglês), enfermagem, matemática, química, filosofia, geografia, música (composição, flauta, piano, licenciatura etc.), história, psicologia, pedagogia, entre outros.


A UECE oferece mais de 30 cursos de Mestrado (administração, computação, ciências naturais, veterinária, educação, filosofia, história, geografia, letras, linguística aplicada, nutrição, saúde pública, sociologia, climatologia, letras, matemática, biologia, saúde da família, transplantes etc.) e cerca de 15 de Doutorado (administração, biotecnologia, computação, ciências fisiológicas, ciências naturais, veterinária, educação, geografia, linguística aplicada, nutrição e saúde, políticas públicas, saúde coletiva, saúde da família, sociologia e outros).



Universidades Particulares

São tantas, e tão novas, que eu vou me ater a uma só. A Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Isso porque estudei lá (uns 5 ou 6 semestres de Publicidade). É tida como a melhor universidade particular do Nordeste.


Universidade de Fortaleza (UNIFOR)


Foi criada em 1973 pelo empresário Edson Queiroz (morto, em 1982, em um acidente de avião, que se chocou contra a Serra de Aratanha) e é mantida, hoje, pela Fundação Edson Queiroz.


Repleta de bosques, tem cerca de 720.000 m², 300 salas de aula e mais de 200 laboratórios e auditórios. O campus é tão grande que você se perde facilmente. no estacionamento!


Dotada de um espaço cultural (que já recebeu exposições de Rubens, Rembrandt e do Movimento Armorial) e de acervos (na Biblioteca Central, são quase 100.000 livros, e na Biblioteca Acervos Especiaislivros caríssimos de Airton Queiroz, filho de Edson, falecido em 2017, bibliógrafo) com 9.000 livros raros. Cheguei a folhear casualmente um volume que valia mais que minha vida inteira.


O Grupo Edson Queiroz detém, também, empresas de alimentação (água e refrigerantes Minalba e Indaiá), gás (Nacional Gás Butano), Comunicação (Jornal Diário do Nordeste e TV Verdes Mares - que retransmite a TV Globo, no Ceará) etc.


ree

A UNIFOR e o Grupo possuem, também, a TV UNIFOR, dedicada a levar ao público o material produzido pelos estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Audiovisual. Da lá, saiu Ana Beatriz Farias, que já foi minha aluna de Flauta e, hoje, é correspondente internacioal do Globonews.


Há, também, o Teatro Celina Queiroz, com 300 assentos e um piano Steinway & Sons (os Argonautas lançaram seu primeiro disco, Interiores, lá); o Núcleo de Atenção Médica Integrada, referência dentro e fora do Ceará, que já atendeu e realizou cirurgias (pelo SUS e convênios) em mais de 400.000 pacientes, com clínicas de fonoaudiologia, nutrição e psicologia; a Clínica Integrada de Odontologia (que oferece, geridos pelos alunos, 100 consultórios modernos e completamente equipados) e muitos outros equipamentos.


Dentre os Cursos de Graduação da UNIFOR estão: administração, ciências contábeis, cinema e audiovisual, jornalismo, publicidade e propaganda, marketing, direito, nutrição, farmácia, educação física, enfermagem, medicina, veterinária, psicologia, arquitetura e urbanismo, computação, engenharias (civil, ambiental, da computação, elétrica, mecânica), design e moda, energias renováveis, energia cosmética, petróleo e gás, dentre muitos outros.


A UNIFOR também oferece cursos de pós graduação, com 60 cursos de Especialização, 9 MBAs, 5 Mestrados e 2 Doutorados.


ree


Qual a Melhor?

Obviamente, como estamos no Brasil, vai depender de você ter muito dinheiro ou não. A UECE e a UFC estão entre as mais qualificadas do Nordeste em suas categorias (estadual e federal). Mas, se vamos levar em conta as categorias, não podemos esquecer as particulares. E, como expliquei acima, conheço apenas uma, a UNIFOR. Desde os anos 2000, as particulares vêm se multiplicando, de modo que eu até perdi a conta.


Falando de mim, especificamente (ou quase): meu pai é médico formado pela UFC; minha mãe é professora de música formada pela UECE (tendo chegado a estudar engenharia de pesca e pedagogia!). Eu, mesmo, estudei na UNIFOR (Publicidade e Propaganda) e na UECE (Música: composição). Ingressei, em composição no ano (2007) em que meu professor, Liduino Pitombeira, atualmente professor da UFRJ, voltou do mestrado nos EUA, propôs e montou o curso. Atenção, não é CR (Composição e Regência) porque o Ceará, tendo que se preocupar com coisas realmente mais urgentes, simplesmente não tem dinheiro e interesse para montar uma Orquestra Sinfônica profissional sequer. Existe a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, sobre a qual ainda farei um texto.


Dessa forma, eu tenho mesmo que recomendar a UNIFOR. Do Grupo Edson Queiroz, do qual faz parte gente riquíssima, que deve viver em comunidades no fundo do mar com seus amigos, também riquíssimos.


Mas espero ter-lhes feito justiça, no texto acima, pois sempre puseram todas as suas "conquistas físicas" (compras) artísticas à disposição do público.


O ambiente, em toda a universidade, é agradável, com bosques, fontes, seguranças, salas de aula, tudo em plena comunidade do Edson Queiroz, um dos bairros mais violentos de Fortaleza (do qual a UNIFOR se separa por uma discreta cerca verde). Há quem se revolte com essa cerca, dentre os alunos. Para, logo depois, acionar o controle de uma BMW, que faz seu barulhinho, e ir para sua, igualmente fechada, casa.


ree

Mas sabemos que a mensalidade da UNIFOR pode custar, em alguns cursos, cerca de R$ 10.000. O que está longe da minha realidade e da da maior parte das pessoas que eu conheço.


Se formos, então, olhar para as públicas, vamos pelos cursos.


A UFC, na maior parte deles, se sai relartivamente melhor: agronomia, medicina, arquitetura, direito e letras. Com seus charmosos campi do Pici e do Benfica, acessíveis facilmente de ônibus, tem, nos cursos mais fortes, sua vertente mais forte.


Campus do Benfica, da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará
Fachada do Campus do Benfica, da UFC.

Já a UECE, é mais recomendada a quem vai estudar letras, música, história, psicologia e pedagogia.


Em Fortaleza, tem a maior parte de suas atividades no Campus do Itaperi e no Centro de Humanidades. Quem estuda no Itaperi e pretende ir de ônibus, o problema são as distâncias. Dentro do Campus, que é enorme, seco e árido. Eu levei 10 anos para (forçado) me formar em música, lá. A menina da foto abaixo, sequer está lá.


Observe que imagem natural!
Observe que imagem natural!

Ah, já estudei no Centro de Humanidades, também. 2 semestres de Filosofia. É bem melhor, menor e mais bonitinho.


CH - Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Centro de Humanidades da UECE.

O Ceará


Mas não vim falar apenas de estudos. Permitam-me discorrer brevemente sobre algumas personalidades e localidades do Ceará.


Juazeiro do Norte e Cariri

Situado no sul do Ceará, no sopé da Serra do Araripe, o Cariri inclui cidades como Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e, até, cidades fora do estado. Luiz Gonzaga, nascido em Exu, Pernambuco, se considerava meio cearense por causa da influência cultural do Cariri. Esta se expande, também, a cidades um pouco mais ao norte, como Iguatu. Há quase 8 horas de Fortaleza (de carro), a região é um importante polo cultural e turístico do Ceará.


O "problema" do Cariri é a distância para a capital. Mas isso também tem seu lado bom: a região é riquíssima, culturalmente e tem, até, sotaque próprio (parecido com o de pernambuco).


Juazeiro do Norte, Ceará
Vista noturna de Juazeiro do Norte, Cariri, Ceará.

Jericoacoara

Em Jericoacoara tudo é mágico. Redes imersas em lagoas, meninos voando por cima de você, em pipas (kitesurf?), a culinária, o pôr do sol e, acima de tudo, o mar. O mais sereno que já vi. Fica há cerca de 3:30h de Fortaleza. O nome Jericoacoara pode se referir tanto à praia quanto à vila. Pertencem ao município de Jijoca de Jericoacoara.


Redes em lagoa de Jericoacoara.
Redes em lagoa de Jericoacoara.

Mundaú

Essa praia pertence ao município de Trairi, há pouco mais de 2:30h de Fortaleza. Todas as praias de Trairi são maravilhosas: Flexeiras (a mais conhecida), Guajiru, Praia da Emboaca. Falo de Mundaú porque passei bons dias lá, no hotel (Estrela de Mundaú) de uma austríaca, com uma coziinheira tão boa que pensei, seriamente, em pedi-la emprestado. Além de ser a praia menos cheia do Trairi, tem uma visita maravilhosa, de catamarã, pelo Rio Mundaú. É relativamente pouco visitada, motivo pelo qual é a melhor da região.


Praia de Mundaú, Trairi, Ceará
Praia de Mundaú.

Guaramiranga

A serra em si se chama Maciço de Baturité ou Serra de Beturité, sendo Baturité um município que fica no pé da serra. Não é muito recomendável a turistas, porque o que vale a pena é ficar em uma das casas escondidas ou acampar. Vale a visita, claro: a cidade de Guaramiranga, a de Mulungú e as veredas da serra, que são lindas.


Vista de Guaramiranga, Maciço de Baturité, Ceará
Guatamiranga, no Maciço de Baturité, Ceará.

Padre Cícero

Mesmo depois de excomungado pela Igreja Católica, Padre Cícero Romão Batista, nascido no Crato, tinha uma autoridade sem igual na região. "Padim Ciço" fez peregrinação pelo sertão; oferecia, em domicílio, confissões e pregações e chegou a arregimentar mulheres que não eram freiras para ajudá-lo nestas tarefas.


Padre Cícero
Padre Cícero.

Bode Ioiô

O mais famoso bode do Ceará, Ioiô "apareceu" nos anos 1920. Acompanhava boêmios e artistas; entrava sem cerimônia em qualquer bar do Centro de Fortaleza e foi, em 1922, eleito vereador - como forma de protesto à política da cidade. Morreu em 1931 e foi empalhado. Fica exposto, hoje, no Museu do Ceará.


Bode Ioiô empalhado, Museu do Ceará
Bode Ioiô taxidermizado, no Museu do Ceará, Fortaleza.

Seu Lunga

Em Juazeiro do Norte você podia visitar, até 2014 (quando morreu), a lojinha do "Seu Lunga". A experiência era um tanto decepcionante, segundo um amigo meu. Porque você esperava que ele dissesse algo engraçado, mas (talvez por birra) ela não dizia.


Dentre suas respostas mais lendárias estão (nem todas confirmadamente dele): "Lunga estava tirando goteiras, defeitos das telhas de sua casa etc. Um curioso passou e perguntou: Tá tirando as goteiras seu Lunga? Ele responde: Tô não, tô é fazendo - e saiu feito louco a quebrar as telhas"; "Seu Lunga como tá o arroz? Tá cru"; "Numa madrugada, a esposa de Lunga teve um mal-estar e, gemendo, acordou o marido: - Lunguinha, Lunguinha, tá me dando uma coisa aqui... - Então receba! - Mas Lunga, é uma coisa ruim... - Então devolva!"; "Seu Lunga entra em uma loja, perguntando: - Tem veneno pra rato? - Tem! Vai levar? - pergunta o balconista. - Não, vou trazer os ratos pra comer aqui!!! - diz seu Lunga."




Antônio Conselheiro

Uma espécie de "profeta andarilho" (ele não afirmava nem negava - impossível dizer se era louco ou se se fazia), nascido em Quixeramobim, Conselheiro fundou o "Arraial de Belo Monte", também conhecido como Canudos. Aguardem postagem sobre o Massacre de Canudos.



Dragão do Mar

Francisco José Nascimento, o "Dragão do Mar", foi um jangadeiro de Aracati que, do seu jeito, lutou contra a escravidão. Acontece que os navios negreiros não podiam chegar até a costa, sob o risco de encalhar. Dependiam, portanto, dos jangadeiros para buscar os escravos. Dragão do Mar ficou conhecido por se recusar a realizar este transporte.


Dragão do Mar
Dragão do Mar.

Humberto Teixeira

O mais famoso co-autor das músicas de Luiz Gonzaga, o cearense de Iguatu Humberto Teixeira, o "doutor do baião" tem, dentre suas parcerias mais famosas com o "rei do baião", Asa Branca, Qui nem Jiló e a comovente Assum Preto. Entre as obras que escreveu sozinho, destaca-se Kalu.


Trecho de Assum Preto. Desta ave, a Graúna era costume furarem os olhos, alegando que, assim, seu canto era mais bonito.

"Tarvez por ignorança

Ou mardade das pió

Furaro os óio do Assum Preto

Pra ele assim, ai, cantá mió"


Humberto Teixeira, o "doutor do Baião"
Humberto Teixeira, o "doutor do Baião".

Poderia ficar horas falando sobre a Banda Cabaçal dos Irmãos Anicieto, o cantador e poeta Cego Aderaldo, o pianista Jacques Klein, o maestro Eleazar de Carvalho, o compositor Alberto Nepomuceno, os escritores e escritoras José de Alencar, Rachel de Queiroz, Adolfo Caminha, Moreira Campos, Carlos Emílio Corrêa Lima, Ana Miranda, Socorro Acioli, Tércia Montenegro, Lira Neto, a Academia Cearense de Letras, o ator Emiliano Queiroz, os artistas plásticos e artesãos Zenon Barreto, Raimundo Cela e Espedito Seleiro e os humoristas Chico Anysio, Renato Aragão e Tom Cavalcante.


Essa postagem é para você, cearense ou não, que quer descobrir os encantos daqui.



Comente, que eu leio. Seu comentário é muito importante, seja ele favorável ou não. Basta descer mais um pouquinho e encontrar a caixa vermelha!



A Arara Neon é um blog sobre artes, ideias, música clássica e muito mais. De Fortaleza, Ceará, Brasil.

2024

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, entre em contato conosco.

DIRETRIZES DO SITE

bottom of page