• Rodrigo Vargas

Top 10 melhores faixas de rock da década de 1970.


Led Zeppelin

Nossa viagem continua! Se existe algo próximo de uma unaminidade é de como os anos 70 foram agitados, barulhentos, emblemáticos e importantes para a construção do mundo que conhecemos hoje. Revoltas, protestos, crises, eclosão de movimentos políticos... E é claro que a arte foi um reflexo de tudo isso. O rock tinha se consolidado nos anos 60 como música jovem, contestadora e de contracultura e isso tudo gerou essas dez faixas que listamos agora para voces!


10 – Hey Hey, My My (Neil Young) Esse é um dos hinos do rock e diz, “o rock and roll nunca morrerá”. Será?



9 – Walk On The Wild Side (Lou Reed) Cria de uma cena altamente louca comandada pelo mago da cultura pop americana Andy Warhol, criou asas e voou nessa que é uma das canções mais Beatnik de todos os tempos.



8 – Black Sabbath (Black Sabbath) Canção soturna que começa com um acorde proibido pela igreja na idade média e a frase “ o que é isso que está na minha frente?”. Vai encarar?



7 - Band on the Run (Wings) A segunda banda de Paul McCartney, Wings, lançou seu terceiro e mais bem sucedido disco em 1973. Até hoje é considerado um dos melhores trabalhos do ex-Beatle.



6 – Psycho Killer (Talking Heads) Pais do Indie, na minha opinião é a maior banda de rock americana de todos os tempos.



5 – The Man Who Sold The World (David Bowie) clássico regravado pelo Nirvana e que fez parte de um dos álbuns mais conceituais e bem produzidos de todos os tempos.



4 – The Battle Of Evermore (Led Zeppelin) Podem dizer o que quiserem... Mas pra mim, o Zeppelin é simplesmente insuperável. Ouço nos caras metal, blues, progressivo, reggae, hard... o que cê quer mais?



3 – Bohemian Rhapsody (Queen) Essa é uma das canções mais tristes e bem feitas que já ouvi. Não à toa se transformou nesse fenômeno sendo escolhido como tema do filme que contou a história da banda.


Nota dos editores: Abaixo a primeira versão do clipe dirigido por Bruce Gowers ligeiramente diferente que praticamente todos nós conhecemos.


2 – Imagine (John Lennon) Se todos os políticos decisivos do planeta ouvissem e refletissem sobre o que Lennon escreveu nessa música, o mundo seria outro. Abaixo temos o videoclipe oficial. Mas aqui damos a opção de um clipe experimental do incrível artista polonês Zbigniew Rybczyński que ainda é pouco conhecida e antes só estava disponível em serviços de streaming menos difundidos mundialmente como o youku.com (o "youtube" chinês).




1 – Comfortably Numb (Pink Floyd) Melhor solo de todos os tempos e maior banda da história. Só o Pink Floyd conseguiu tocar o céu!



E na próxima semana chegamos aos igualmente incríveis anos 60 quando o rock mostrou que (ao menos aparentemente) veio pra ficar!! Até lá!



Rodrigo Vargas é do mundo. Nasceu em Goiânia, cresceu em Brasília, estudou em Londres e está cearense. Jornalista e psicólogo, teve bandas de rock e atuou como VJ na televisão. Foi apresentador e editor de cultura da afiliada à rede Globo no Ceará. O resto é história!

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo