top of page
  • Foto do escritorRodrigo Vargas

Top 10 das melhores faixas de rock brasileiro: os anos 2000!


Cansei de ser Sexy (CSS) foto de Tod Seelie/Divulgação

Demorou, mas chegou!! A parte final do que conseguimos apurar do melhor do rock brasileiro de cada década. Chegamos aos anos 2000! Sem mais delongas do que já tivemos, vamos a eles!


10 – Levo Comigo (Restart) – Pop Rock paulistano. Reflexo de seu tempo e, claro, do mercado fonográfico de então.



9 – Cedo Ou Tarde (NX Zero) – Emocore paulistano. Mais uma faixa importante por ser reflexo de seu tempo.



8 – O Dia Que Não Terminou (Detonautas) – Independente de concordar, Tico Santa Cruz é um dos últimos artistas do rock que falam o que pensam. Essa é uma das atitudes que consolidaram o movimento e o fez sobreviver por 70 anos. Apesar de não ser um som sublime, nem ter letras de excelência, era destaque numa geração completamente mercadológica e sem alma.



7 – Pé na Porta, Soco na Cara (Matanza) – Super influenciada pelo punk rock texano, é pesada e extremamente autoral. Consegue imprimir o estilo sem deixar dúvida!



6 – Fortaleza (Cidadão Instigado) – Deixaram o Ceará no começo dos anos 2000 rumo a São Paulo e nunca mais voltaram. Ainda assim, nunca também deixaram. Basta ouvir esse cordel psicodélico.



5 – Um Minuto Para o Fim do Mundo (CPM 22) – Chegaram a ganhar um Grammy Latino de melhor álbum brasileiro. Inauguraram o Hardcore Melódico e estrangularam o rock nacional. O movimento punk paulistano os considera traidores por terem se deixado fazer um grupo mais vendável. Rick Bonadio, produtor plastificador de sons, é um dos pais da criança.




4 – Pode Agradecer (Jay Vaquer) – Filho de pai homônimo, americano, que tocou com Raul Seixas nos anos 70 e 80, tem grande talento e conseguiu sobreviver em tempos difíceis.



3 – Sinceramente (Cachorro Grande) – Gaúchos que trouxeram o estandarte do rock farroupilha influenciado por gigantes como Engenheiros do Hawaii e Nenhum de Nós.




2 – Me Adora (Pitty) – Baiana danada! Simplesmente chegou chegando! Fez muito barulho na década, mas assim como quase tudo dessa fase de transição, ficou dando voltas e voltas.


1 – Alala (Cansei de Ser Sexy) – Banda brasileira com cara de Indie Rock nova iorquino. É uma das mais bem sucedidas da história, mas como é lado B, pouca gente conhece.




RODRIGO VARGAS é do mundo. Nasceu em Goiânia, cresceu em Brasília, estudou em Londres e está cearense. Jornalista e psicólogo, teve bandas de rock e atuou como VJ na televisão. Foi apresentador e editor de cultura da afiliada à rede Globo no Ceará. O resto é história!

1.252 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page