top of page

O 'novo' problema com o Spotify

  • Foto do escritor: Rafael Torres
    Rafael Torres
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Por Rafael Torres


Percebam que, quando falo "problema com o Spotify", é porque é o serviço que eu acesso. Pode ser que o problema abaixo se estenda a outras plataformas. Vejam:


A primeira foto é de uma playlist apropriada, da maneira com que deve ser:


A segunda, é como está agora:



eu percebo a diferença? No primeiro print, estão especificadas de quais as sinfonias de Tchaikovsky estamos falando. No segundo, não. Você tem que ver o álbum e torcer para ter sorte de ver, nele, o nome da sinfonia escrita.


Fiz ambos os prints agora, de modo que percebo que, na primeira playlist, mais antiga, eles mantiveram os nomes. Só que a segunda foi feita do mesmo jeito, com as mesmas faixas, dos mesmos álbuns.


Não vai fazer diferença na playlist de quem escuta casualmente seu Djavan. Os nomes das músicas populares se mantêm. Mas, para quem vive de fazer playlists de música erudita (meu caso, n'algumas das quais eu zerei o Spotify, descobrindo que o limite é de 10 mil faixas), isso é um saco!


Suspeito que tenha a ver, não com o Spotify em si (que, por sua vez, só quer lucrar - aliás, capitalista como é, crescer), mas nas intermediadoras. Ocorre que, quando você vai publicar uma música nas plataformas de streaming, você não lida diretamente com elas, mas com uma empresa que faz sua ponte. TuneCore, CD Baby, DistroKid etc. Elas é que pedem todos os dados, nomes das faixas, músicos envolvidos, quem compôs, qual editora, quem toca etc.


Mas seria fácil culpá-las. São monstrengos perante o Spotify.

A Arara Neon é um blog sobre artes, ideias, música clássica e muito mais. De Fortaleza, Ceará, Brasil.

2024

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, entre em contato conosco.

DIRETRIZES DO SITE

bottom of page