top of page
  • Foto do escritorLeandro Krindges

Beatles e o Cover de Twist and Shout... espera, você disse cover!?

Atualizado: 17 de jan. de 2021




Você, estimado leitor, certamente já deve ter assistido o filme Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off, 1986) e balançado o esqueleto na parte em que Ferris sobe no carro alegórico e faz um Lip Sync de Twist and Shout??? Ou ainda, antes disso, ouviu essa canção naquele LP arranhado de Please, Please Me do quarteto de Liverpool? Pois bem. De forma alguma estou aqui para diminuir a genialidade de John, Paul, Ringo e George. Mas não posso ser negligente na missão de destruir crenças musicais. Claro que estou brincando, mas uma coisa precisa ser dita: Twist and Shout não uma canção original dos Beatles.


O ano era 1961. O grupo vocal de rhythm and blues The Top Notes lançou, dois anos antes da versão consagrada mundialmente pelos Beatles no álbum de 1963, no formato de single, a primeira gravação de fato de Twist And Shout (música composta por Phil Medley e Bert Russell), produzida por nada menos que Phil Spector (que viria a produzir ícones como Ike and Tina Turner, Leonard Cohen, Ramones, os próprios Beatles e depois álbuns solo de John e George).


The Top Notes

Ainda antes de ser gravada pelos Beatles, ela recebeu uma versão pelos The Isley Brothers, muito mais parecida com a consagrada, se comparada com a dos Top Notes.


The Isley Brothers

Deixo aqui as 3 versões citadas para apreciação.


Top Notes:

Abaixo versão de The Isley Brothers. Imagem da primeira fase ainda do grupo e que se parece, visualmente falando, com a foto dos Top Notes.


Abaixo a versão mais famosa, dos Beatles, que é comumente tida como sendo a original por muitas pessoas.



LEANDRO KRINDGES é Técnico Químico de profissão, licenciado em Biologia por paixão, fã de Foo Fighters a Belchior e de tirinhas, especialmente Peanuts. Sempre teve curiosidade em saber o que se passava por trás das músicas, e essa busca se tornou um hobby. Tecladista da Banda Villa Rock, arranha também violão e guitarra. Aprendeu a gostar de ler depois do Kindle.





317 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

1 Comment


walmeidak
Dec 22, 2021

Existem muitas versões que ouvimos e pensamos que é a original, outros exemplos são "Without you" de 1971 regravada por Harry Nilsson, na verdade a original é de 1970 do Badfinger,outro exemplo é "Love Hurts"regravado pelo Nazareth, o original é do The Everly Brothers,é que essas músicas fizeram mais sucesso nas regravações.

Like
bottom of page