top of page
  • Foto do escritorRafael Torres

Bem-Vindo À Arara Neon

Atualizado: 16 de set. de 2022



Primeiramente, seja muito bem-vindo(a) à Arara Neon. Ela é para você, com funções educativas, informativas e conversativas. Não se sinta desencorajado a comentar por causa do nosso desengonçado sistema de registrar comentários.


 

Existiria algum mito por trás da Arara Neon? Alguma história épica ou ajeitadinha que a gente pudesse dizer que usa como metáfora para justificar nossos escritos?

Não.

Mas a Arara Neon está lá: o ser mais espetacular do mundo. Aquele a quem todos se curvam, afinal, além de ele ser neon, é uma arara. A majestade em forma de ser vivo. E ela não nos deu autorização a usar seu nome (mas também não deu o veto).

Variação neon da Araracanga, conhecida por sua penugem vermelha, com azul e amarelo, a Arara Neon é um animal muito raro, sua demografia conta com apenas um exemplar, mas todos os esforços estão sendo feitos para que ele se multiplique (alguém aí manja de clonagem?).

A Arara Neon é um lugar na internet (chama blog?) em que as melhores ideias sempre vão correr. Nesse blog, a Arara vai falar de música clássica, música normal, estética, cinema, literatura, enfim, artes. E ciência. E gastronomia. E vitrolas. E coisas mais. Alguém aí manja de aviação? Porque se você quer saber de alguma coisa, a Arara vai te contar.

De qualquer modo, se quer mesmo entender o nome, use sua imaginação - ou não. A Arara Neon é tudo e é nada. Ela é quantas explicações forem possíveis.

Mas, também, e só um blog. Vocês vão ver "Top 10" dos Concertos para Piano favoritos de um autor, papos não-binários do outro. Desde a explicação para as Variações Enigma, de Elgar, a conversas fingindo tomar chá.


E também textos de gente que odeia fazer "Top" qualquer coisa.


E convidadas e convidados!


Então se prepare para descobertas e reflexões - e para as pessoas mais legais que nós que iremos convidar para escrever sobre coisas das quais elas entendem melhor que nós.


Prometemos que pouco do que se escrever aqui será verdade. E, muito menos, mentira. Apenas será. Como uma opinião. Como uma Arara Neon.

 

Os editores

Rafael Torres, Fortaleza, 1981

Rafael é músico e apaixonado por música. Mas vejam bem: é músico de MPB Tradicional e Contemporânea, mas é apaixonado mesmo é pela Música Clássica.


Também é pai da Bia e marido da Flaviana. Ou ela é que é o marido. Tio da Maria Lúcia e da Ana Luísa. Filho do Henrique e da Angelita. E, no peito, um alvoroço.


Membro-fundador dos Argonautas, acredita que sua missão na Terra é propagar a apreciação pela Música Clássica e pela arte em geral.

 

Nilbio Thé, Florianópolis, 1980

Nilbio é comunicativo (ora, demais) e amigável (isto está sendo escrito pelo Rafael). Escritor, cinéfilo, amante de artes, nasceu em Floripa, mas é mais cearense que o circunspecto Rafael (chama os outros de "macho", quer mais cearense?).


Pai do Rafão e do Gui, marido da Marise. Ou ela é que é o marido - fui padrinho de casamento e não lembro mais. Só lembro que tocamos Beach Boys.


Nilbio é pan-apreciador de manifestações artísticas e chef de cozinha pan-tradicional.

 

E-mail: contato@araraneon.com.br


E, como sempre, o encorajamos a comentar. Nosso dever é difundir a música clássica, e não sabemos exatamente se estamos conseguindo. Às vezes parecemos rádio-amadores, transmitindo para as galáxias (possivelmente) solitárias. Seu comentário faria muita diferença. Pode ser de pirraça, de elogio, de desabafo, de conversa. O que for. Agradecemos. Algumas postagens importantes.


Uma opção para o dilema de tocar ou não Música Russa nos concertos hoje em dia.



Aqui, 10 Livros Sobre Música Clássica


Veja aqui:



As Melhores Orquestras do Mundo:



Perfil da pianista portuguesa Maria João Pires, postagem da nossa correspondente prodígio lusitana Mariana Rosas, do Blog Pianíssimo (www.pianissimo.ovar.info).


Perfil da violinista francesa Ginette Neveu, falecida aos 30 anos em um acidente de avião, em 1949.


Perfil do pianista brasileiro Nelson Freire, considerado um dos maiores dos tempos modernos e falecido em 2021.


Veja também:




E veja nossas famosas listas:



Música Popular Brasileira:



E análises de obras



Compreendendo o Maestro:



Saiba, aqui, tudo sobre os Argonautas, um quarteto de MPB Clássica e Contemporânea Autoral Cearense.


Papo de Arara (Entrevistas)



Não esqueça de comentar!

207 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page